terça-feira, 18 de outubro de 2011

O Amor é o melhor caminho!

Nenhum de nós consegue cumprir “a risca” os dez mandamentos. Talvez você possa até me dizer que nunca matou ninguém, nunca adulterou, nunca roubou, mas ninguém cumpre os dez mandamentos. Você pode até cumprir os nove, mas o décimo mandamento é muito mais difícil de cumprir do que os outros, pelo simples fato desse mandamento remeter para dentro! O mandamento diz: “Não cobiçarás a mulher do teu próximo e não cobiçarás a casa do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem nada do que lhe pertence.” Cobiçar é um algo que na maioria das vezes acontece no interior, ou seja, todos os outros mandamentos são exteriores, mas esse é aquele que acontece dentro da gente!

Jesus no Novo Testamento simplificou os dez mandamentos para somente dois mandamentos, ou seja, além de remeter todos os mandamentos para dentro em Mateus 5, ele de uma certa forma simplifica os dez mandamentos no livro de Marcos, Veja: “O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.”

E o mais interessante é que cumprindo esses dois mandamentos, você estará automaticamente cumprindo os outros dez.





A linha de raciocínio é simples, veja: “…Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças…” Ora, se você amar a Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças, você jamais descumprirá esses mandamentos:

    Não terás outros deuses diante de mim.

    Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

    Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

    E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

    Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Êxodo 20:3.4.5.7

Se você amar a Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças, você jamais fará para ti imagens de escultura para adorar, muito menos usarás o nome do Senhor em vão!

O segundo é mais interessante ainda, porque diz: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Se eu conseguir amar a você como amo a mim mesmo eu jamais vou descumprir esses mandamentos:

    Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.

    Não matarás.

    Não adulterarás.

    Não furtarás.

    Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

    Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. Êxodo 20: 12 ao 17

O importante é saber que o amor é o melhor caminho! Pelo simples fato de que eu não desonro quem eu amo! Eu não mato quem eu amo! Eu não adultero com a mulher do próximo, ou com o marido da próxima se eu a amo! Eu não furto nem roubo aquele que amo! Jamais conto mentiras da pessoa que amo! E jamais cobiço nada da pessoa que amo! Sabem por que? Porque quando se ama, não se quer o mal, não se faz o mal; só se quer o bem, a paz e a felicidade!

É por isso que Paulo diz em 1 Coríntios 13, que ainda que eu fosse tudo, que ainda que eu tivesse tudo; se eu não tivesse amor, de nada me adiantaria!

Querido leitor, escolha o caminho do Amor, não porque o Amor é o único caminho, mas porque o Amor é o melhor caminho!

Um comentário:

  1. Uau, ainda não tinha visto esses dois principais mandamentos deste ponto de vista!!! Parabéns pela postagem, muito boa msm!!! Deus o abençoe!

    http://www.amdoddeus.blogspot.com/
    http://igrejabatistalivrejaragua.blogspot.com/

    ResponderExcluir