quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Santificação

"Porque esta é a vontade de Deus a vossa "santificação"

A santificação conforme sugere o termo grego aqui empregado, "agiasmos", significa "consagração", "separação", "santificação".

Todas elas são levadas ao campo da purificação. E necessariamente, quando se aplica ao sentido de purificação, refere-se ao processo que leva o crente a torna-se uma pessoa dedicada, santa, de Deus, mas também concretizado nele, através de sua restauração e transformação moral.

A santificação, á luz da Bíblia Sagrada, está envolvida na chamada geral do crente: "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também "santos" em toda a vossa maneira de viver (1 PE 1,15). Durante o período da lei, no antigo testamento, como pois se vê, a "pureza legal" estava ligada restritamente com a santificação. Ninguém jamais poderia tocar em cadáveres, ou coisas imundas, sem quebrar a disciplina da santificação.

Sentido geral. No antigo testamento, a santidade (ou separação) como já falamos de forma simplifica, acima, era aplicada não só as pessoas mas também as festas ( Lv 23v2) a comida

(1 Tm 4v5); a oferta (Mt 23v19); os vasos (2 Tm 2v21); o caminho (Is 35v8 ); os dízimos ( Lv 27v32); etc.

O alvo da santificação. é a perfeita concretização dessa santidade, de modo que a própria santidade de Deus Pai seja plenamente absorvida pela sua vida (cf.Mt 5.48; Rm 3.21). Somente essa forma de santidade é aceitável por Deus; e todos os seres que habitam nos lugares celestiais e, portanto, então próximo de Deus, devem ser santos como Deus é santo. A nossa santificação mostra a transformação de nossa natureza moral e produz uma transformação correspondente da natureza metafísica, a qual nos tornará participante da própria natureza e divindade de nosso senhor Jesus Cristo (Rm 8.29; 2 Co3.18; 2 Pe 3.14). Esse é o alvo culminante da santificação. E, nesta linha de pensamento, a santificação envolve os seguintes pontos: Primeiro: Separa o Crente para Deus e para seu serviço (Sl 4.3; 2 Co 6.19; Gl 1,15).

Segundo: Ela é uma realização divina (Ez 37,28; 1 Ts 5.23; Jd v.1), por meio de Cristo

(Hb 2.11; 13,12), e através do Espirito Santo (Rm 15.16; 1 Co 6.11; 1 Ts 4.8).

Terceiro: Consiste na "Comunhão plena com cristo" (1 Co 1.2).

Quarto: Depende do valor da expiação pelo sangue de Cristo (Hb 10.10; 13,12).

Quinto: Realiza-se mediante a energia da palavra de Deus. "Santifica-os na verdade tua palavra é a verdade" (Jo 17.17; Ef 5.26).

Sexto: Cristo é o nosso mais elevado exemplo de santidade, porquanto ele é a nossa santificação (1 Co 1.30).

Sétimo: A eleição leva a efeito esse alto objetivo, por meio da santificação, não podendo este alvo deixar de ser concretizado na vida do crente regenerado, visto que é um dos elos da cadeia de ouro que nos leva a glorificação. Assim é exigido: "...irmãos amados do senhor {devemos sempre dar graças}, por vós ter Deus elegido... em santificação do espirito..." (2 Ts 2.13: 1 Pe 1.2).

Oitavo: A igreja se tornará gloriosa por meio da santificação (Ef 5.26 ).

Nono: Conduz o crente à presente mortificação da natureza pecaminosa (1 Ts 4.3,4).

Decimo: Conduz o crente aquela santificação desejada por Deus,"...sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hb 12,14; 1 Pe 1.15,16).

Décimo primeiro: Torna aceitável para Deus a "oferta" dos santos (Rm 15v16).

Décimo-segundo: A vontade de Deus é que os crentes sejam santos. O expressivo diz:

"Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação..." (1 Ts 4v3a).

Décimo-terceiro: Também é mediante a santificação que os ministros de Deus são separados para o serviço divino (Jr 1v5; Gl 1v15).

Décimo quarto: Devemos orar insistentemente para que os crentes participem plenamente da santificação (1Ts 5v23).

Décimo quinto: Sem a santificação, ninguém poderá herdar o reino de Deus (1 Co 6v9-11).

Deus santifica, Cristo santifica e o Espirito Santifica, mas o crente também se santifica: "...quem é santo, seja santificado ainda" (Ap. 22v11b).

Nenhum comentário:

Postar um comentário